DIRETORIA

CHAPA ATUAL - MANDATO VIGENTE ATÉ JUNHO/2025

NOSSA DIRETORIA É COLEGIADA E HORIZONTAL,
COMPOSTA POR CINCO DIRETORAS E DIRETORES,
REPRESENTANDO CADA REGIÃO DO BRASIL.

diretoria@apiaudiovisual.org.br

NORTE
Juliane Almeida 


Há uma década à frente da Jubalina Produções em Palmas-TO, atuando em produção, direção e roteiro. Dirige o Festival Chico de Cinema do Tocantins há 13 anos. Experiência como gestora cultural no Governo do Tocantins (2011-2014), gerente de projetos no British Council Brasil (2018-2021) e oficineira cineclubista do Mais Cultura (2009-2010).

NORDESTE
Bárbara Cunha


Roteirista, diretora, sócia da 99 Produções, em Pernambuco. Estudou direção com Béla Tárr e é pós-graduada em Estudos de Imagem. Integra a rede de talentos Projeto Paradiso e é ativista pela equidade de gênero no 'MAB’. Dirigiu, produziu e roteirizou curtas, séries, e lançou seu primeiro longa como diretora, Flores do Cárcere, em 2019. Atualmente desenvolve seu primeiro longa de ficção, Menina Noiva seu próximo longa doc, Deus é Mulher, esteve Docs in Progress / Cannes Docs 2021.

CENTRO-OESTE
Tiago de Aragão


Diretor e roteirista, sócio-fundador da produtora Sal, junto com Ana Rabêlo e Camilla Shinoda. Entre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas Entre Parentes (2018) e Luta Pela Terra (2022. O seu primeiro longa-metragem, A Câmara(2023), estreou no Festival Doclisboa. Atualmente se dedica à produção do longa-metragem Missão Pankararu, em codireção com Camilla Shinoda. 

SUDESTE
Raquel  Valadares


Criadora, diretora e produtora dos filmes documentários Corpo de Bollywood (2008), Homem-Carro (2014) e da série de TV À Moda da Casa (2016). Também faz pesquisa e assistência de direção em documentários para TV e cinema. Mestre em Artes pela UFJF, com pesquisa em documentário, e Bacharel em Cinema pela UFF, é sócia-fundadora da Anima Lucis Produções.

SUL
Cíntia Domit Bittar


Cineasta e ativista, sócia da Novelo Filmes (Florianópolis, 2010), produtora liderada por mulheres. "Baile", seu curta mais recente, venceu o 60º FICCI. Atualmente, finaliza a série doc "Quero Ser Veg" e prepara-se para dirigir os longas "Casarão" e "Gente de Bem" em 2024. Titular no Conselho Superior do Cinema (2023-2025). Vice-presidente do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de SC. Integrante do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Formada em Cinema (UNISUL, 2007).




CONSELHO CONSULTIVO

ATUALMENTE CONTAMOS COM CINCO CONSELHEIROS,
COM A FINALIDADE DE APROFUNDAR AS DISCUSSÕES
ATRAVÉS DE MÚLTIPLOS SABERES DURANTE A GESTÃO. 

NORTE
Sérgio de Carvalho


Formado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, no RJ. Criou a produtora de audiovisual Saci Filmes no Estado do Acre. Diretor artístico do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira desde 2010. Curador e produtor do Festival “People of the Rain Forest” em Amsterdam, Holanda. Pesquisador e produtor local da série “Tarã” da Disney Plus+ pela Formata Produções. Autor dos livros "Outros Morangos" e "Noites Alienígenas", que inspirou o filme vencedor do concurso Garibaldi Brasil de Literatura de 2010. 

NORDESTE
Alexandre Mello

Diretor, roteirista e Produtor de Filmes e Séries, da Framme Produções, nível 3 na Ancine e transita com fluidez por comédias e dramas, com 5 séries de TV e dois longa metragens, em parceria com Globo Filmes, Fashion TV Brasil, CineBrasilTV, EBC - TV Brasil. Concluiu a série Jenipapo - A Fronteira da Independência, ficção histórica de 10 episódios sobre a mais sangrenta batalha da independência do Brasl. Está em produção da série Ligas sobre a luta pela terra no Brasil para a EBC.

CENTRO- OESTE
Gustavo Amora

Diretor, produtor, cientista político e cineasta, com mestrado em relações entre mídia e política. Trabalha com documentários há mais de dez anos, como uma forma para discutir e problemas políticos do país. Seu primeiro documentário internacional, chamado Voices of Children, foi lançado na Nova Zelândia em 2015, para 700 pessoas de 70 países. Fundador da COMOVA, que em 2023 completou dez anos de atuação, uma produtora com foco em documentários de impacto, que já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.  

SUDESTE
Douglas Duarte

Cineasta e roteirista, proprietário da PULO Filmes (RJ). Dirigiu os filmes Personal Che (2008), Sete visitas (2015) e Excelentíssimos (2018), e produziu os documentários Chão (2019) e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (2016), entre outros. Além da API, é membro da ABRACI, do Filma Rio e do Rio Mais Cinema Menos Cenário. 

SUL
Ane Siderman

Diretora e produtora executiva audiovisual, sócia fundadora da SiderAll Cinema (RS), atua no mercado desde 2002. Dirigiu 15 curtas e estreou seu primeiro longa “Verona” em 2021, premiado em mais de 90 festivais em 38 países. Como produtora, participou de mais de 20 projetos. Integra o Colegiado Setorial do Audiovisual do RS e o conselho da FUNDACINE, além de compor a diretoria do SIAV-RS e ser sócia acadêmica da Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais. 

AINDA CONTAMOS COM DOIS CONSELHOS PARA ASSUNTOS INTERNOS DA ASSOCIAÇÃO, 
DESVINCULADOS DA DIRETORIA E AUTÔNOMOS. 



CONSELHO DE ÉTICA 

Bárbara Cunha
Henrique de Freitas Lima
Marília Nogueira

conselhodeetica@apiaudiovisual.org.br


CONSELHO FISCAL

Alexandre Pinho
Heitor Franulovic
Rafael Leal 

conselhofiscal@apiaudiovisual.org.br