SOBRE NÓS


A API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro é uma entidade patronal, de abrangência nacional, que tem por missão defender e propor políticas públicas que atendam aos interesses das nossas associadas, isto é: empresas produtoras classificadas até nível 3, segundo os critérios da ANCINE - um grupo comumente denominado “entrante” e que corresponde a mais de 95% do total de empresas cadastradas na Agência.

Criada em 2018 na ocasião do 52º Festival de Brasília, a associação representa a potência artística, intelectual e braçal do audiovisual independente brasileiro, hoje registrando quase 200 produtoras associadas, distribuídas por vinte e três unidades federativas brasileiras e que, em conjunto, possuem um total de mais de R$ 120 milhões de reais em projetos do passivo de contratação do FSA.

As produtoras da API, proponentes das obras mais bem conceituadas dos últimos anos, destacadas nacional e internacionalmente tanto pela crítica quanto pelo público, realizam obras relevantes em termos de impacto na cadeia produtiva, de qualidade técnica, de repercussão artística e de retorno comercial. Produtoras pequenas e médias que há uma década acumulam um conjunto de expertises valiosas, desde a produção de obras de baixo orçamento, a coproduções nacionais e internacionais, e à filmagem em equipe reduzida, em locação, em rincões do Brasil profundo e com processos de criação singulares.

Grande parte de nossas associadas começou a produzir a partir de 2012, sobretudo após a implementação das políticas de coinvestimento regional e da Lei SeAc, e em virtude da larga oferta de editais seletivos, voltados para a qualidade artística dos projetos. Atualmente todas essas políticas tem sua continuidade ameaçada, afetando diretamente o futuro de nossas associadas. Razão pela qual a API figura dentre oito entidades ponta-de-lança que atualmente encabeçam ações de classe em defesa do setor, tanto no Legislativo, quanto no Judiciário. E assim seguiremos!

Para fins desta associação, estão aptas a se associarem todas aquelas empresas cadastradas na ANCINE - níveis 1, 2 ou 3, ou sem classificação - independentemente do conteúdo produzido e do lugar que ocupe na cadeia produtiva. Empresas nível 4 poderão se associar, porém não poderão ocupar cargo na Diretoria, ficando restritas a ocupar, no máximo, uma vaga no Conselho Consultivo. Todas as adesões estão sujeitas a aprovação da Diretoria Colegiada e ao aceite de nossos termos.


PRINCIPAIS OBJETIVOS DA API

> Defender a manutenção e o aprimoramento da políticas públicas destinada ao setor audiovisual brasileiro;

> Estimular o debate qualificado nacional acerca da produção audiovisual brasileira;

> Constituir-se enquanto espaço qualificado na elaboração da agenda nacional do audiovisual independente pró-ativa, especialmente na defesa dos interesses de suas associadas;

> Defender o espaço da pequena produtora junto às instâncias governamentais destinadas à elaboração de políticas públicas para o do setor;

> Lutar pela descentralização dos recursos, pela liberdade de expressão, pela pluralidade e diversidade das produções e por ações afirmativas;

Estabelecer e defender o diálogos junto às esferas decisórias e de poder - Executivos e Legislativos (Municipais, Estaduais e Federal);

> Reunir informações qualificadas sobre a produção independente brasileira e de forma a garantir parcerias tanto nacionais quanto internacionais.